BARBADOS

Bandeira de Barbados

Geral: País insular situado na América Central que se tornou independente da Inglaterra, em 1966, mas mantém seu regime como monarquia constitucional que tem a rainha inglesa como sua chefe de Estado. Dessa forma, a cultura britânica é evidentemente forte na região. É um país pouco populoso, porém um dos mais povoados do mundo. Sua economia é baseada principalmente no turismo, além do comércio com países da América e da exportação de açúcar.

Sociedade e Meio Ambiente: A Ilha é líder em energia solar e tem um forte investimento em projetos de combate às mudanças climáticas. É um país altamente suscetível aos efeitos da mudança climática, um dos seus principais problemas está na escassez de água, visto que, apesar de sua posição insular, é dependente de fontes aquíferas subterrâneas.

Rio 92: A delegação alega que é de responsabilidade global a criação de uma nova ordem mundial baseada na justiça, equidade, democracia e garantia de direitos políticos, econômicos e sociais para todas as nações. Defende que é necessária a cooperação internacional nos esforços para preservar o meio ambiente e construir um futuro seguro. Também acredita que uma mudança no sistema econômico internacional é essencial para um desenvolvimento sustentável e que, para que os pequenos países-ilha possam exercer seu papel nesse processo, é preciso que os recursos sejam acessíveis a esses. Chamam a atenção, ainda, para a necessidade de a comunidade internacional reconhecer a posição de desvantagem em que se encontram esses pequenos países que, apesar de contribuírem pouco para o aquecimento global, são mais afetados pelos impactos desse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s