BRASIL

Geral: Localizado na América Latina, o país é o quinto maior do mundo em extensão territorial. Sendo uma ex-colônia portuguesa, o país passou por um processo de independência e de democratização. Passou por um período ditatorial, com fortes repressões e quebra dos direitos humanos. Com o fim desse período e o movimento Diretas Já, se ocorreu, no ano de 1989, a eleição de Fernando Collor.

Brasil, Sociedade e Meio ambiente: Por sua extensão territorial, o país abrange uma grande diversidade de ecossistemas, como por exemplo, a floresta Amazônica, e de vida animal, sendo considerado assim um país megadiverso. Essas áreas muitas vezes são prejudicadas pelo agronegócio, principal fonte de renda externa do país. Socialmente, o país busca se restabelecer após o período ditatorial, de maneira econômica, mas também conquistando o reconhecimento internacional.

Rio 92: A delegação afirma a necessidade de atenção contra o modo de crescimento que está levando a extinção da vida na Terra, que é uma questão urgente e deve ser tratada no âmbito global com um planejamento a longo prazo. Alega que devem ser tomados novos caminhos e relações entre os Estados para que se atinja o objetivo. Afirma que essa discussão é um fruto da democracia e dos movimentos sociais. Fala ainda sobre a importância da união dos líderes e das organizações internacionais para buscar soluções para o problema. Afirma que as soluções devem ser baseadas nas ideias de desenvolvimento e meio ambiente, buscando um novo modelo. Porém, afirma que não se é possível se ter um planeta ambientalmente saudável e um mundo socialmente injusto. Traz que os principais inimigos dessa busca de um novo desenvolvimento são a pobreza e a falta de oportunidades.  Afirma que não se deve considerar apenas o crescimento econômico, mas também a liberdade social, diversidade cultural, paz e integração racial. Afirma a importância das agendas internas para com o problema ambiental. Alega que é importante olhar para o histórico das ações dos países para que se aprenda com os erros do passado, além de buscar um maior apoio advindo dos países desenvolvidos. Alega que essa nova era deve utilizar das tecnologias para tornar a vida mais humana e reparar os erros do passado, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Por fim, afirma que para se chegar a uma resolução se deve buscar a solidariedade entre os Estados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s