CHINA

Geral: Localizada na Ásia oriental, é o maior país dessa região, sendo uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China. Passou por um período de economia fechada e planificada, porém em 1978 passou por diversas reformas econômicas as quais gerou um crescimento muito rápido do país.

Sociedade e Meio ambiente: O crescimento econômico chinês, em seu ritmo acelerado, acabou culminando em problemas sociais, como a desigualdade, o aumento da pobreza e do desemprego. Além disso, O país é um dos 17 países megadiversos, porém também advindo do crescimento econômico ocorreu grandes impactos negativos nos recursos naturais e no meio ambiente, isso culminou, em 1979 na Lei de Proteção Ambiental.

Rio 92: A delegação diz que o ambiente e o desenvolvimento são importantes esferas da preocupação da comunidade internacional. Porém, por muito tempo, apenas se focou no desenvolvimento, ignorando o aspecto ambiental. A RIO 92 é uma oportunidade para pensar novas formas de lidar com o desenvolvimento e a proteção ambiental.  Afirma que, os países desenvolvidos estão ficando mais ricos e os em desenvolvimento, mais pobres. Para a resolução desse problema, a delegação alega que se é preciso estabelecer uma nova ordem internacional política e econômica, de acordo com os princípios da Carta da ONU. Traz que, apesar do meio ambiente ser uma responsabilidade coletiva, os países desenvolvidos têm uma maior responsabilidade na recuperação do mesmo, devido ao seu histórico de exploração ambiental, além disso devem auxiliar os países em desenvolvimento com transferência de tecnologias e fundos. A cooperação internacional é essencial mas deve ser feita respeitando a soberania e direitos das nações. A comunidade internacional deve buscar atender a algumas demandas dos países em desenvolvimento nesse período de mudança sobre a questão ambiental. A China é um país em desenvolvimento e por isso não tem tanto poder econômico. Buscando assim um compromisso internacional de longo termo para auxiliar as questões do desenvolvimento e da proteção ambiental. Dessa forma, a delegação está disposta a acatar as responsabilidades e obrigações compatíveis com seu nível de desenvolvimento e expandir a cooperação internacional no âmbito ambiental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s