CUBA

Geral: É um país insular localizado no Mar do Caribe, na América Central. Passou pela Revolução Cubana, a qual retirou a ditadura de Fulgencio Batista, e após a tomada do poder, se instaurou o modelo comunista.

Cuba, Sociedade e Meio ambiente: O sistema comunista fez com que Cuba solucionasse diversos problemas sociais, como o analfabetismo, a mortalidade infantil, o desemprego e a fome. Apesar disso, alguns apontam o governo como ditatorial, alegando violações de direitos humanos, como tortura.

Rio 92: A delegação afirma que, com a rápida e progressiva extinção das condições naturais de vida, o homem enfrenta o risco de desaparecer. Alega que os países se tornaram conscientes desse problema quando é quase tarde demais para impedi-lo. Afirma que os principais responsáveis pela destruição ambiental são as sociedades de consumo e todo seu histórico, que além disso originaram a pobreza e os problemas sociais. Todas as ações ambientais realizadas, como a destruição da camada de ozônio, a contaminação de mares e rios e as mudanças climáticas estão trazendo consequências catastróficas. A delegação diz que é impossível culpar os países do terceiro mundo, devido ao seu passado de exploração colonial e sua exploração atual devido a ordem econômica injusta. Essa ordem econômica injusta, abrem o caminho para a pobreza e para a destruição do meio ambiente. Vê como solução uma melhor distribuição dos recursos, um alívio das dívidas externas e uma transferência das tecnologias disponíveis, mas não a transferência de estilos de consumo que desgastam o ambiente, para que a dívida ecológica seja paga. Buscando favorecer o desenvolvimento do terceiro mundo para que se consiga evitar a destruição do planeta.

“Deixe a fome, não o homem, desaparecer. Deixe o egoísmo cessar. Deixe o hegemonismo cessar. Deixe a insensibilidade, a irresponsabilidade e o engano cessarem. Amanhã será tarde demais para fazer o que deveríamos ter feito há muito tempo.” – Fidel Castro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s