IRÃ

Bandeira do Irã

Geral: Localizado na Ásia Ocidental, é o segundo maior território do Oriente Médio. É uma das civilizações mais antigas do mundo (antiga Pérsia) e atualmente tem sua política caracterizada pela combinação de democracia e teocracia. Com a Revolução Iraniana, em 1979, a república islâmica foi estabelecida, dando início a uma constituição baseada no Islamismo que deu origem a novos costumes culturais conservadores. Como instrumento de política externa, o país fornece armas e treinamento militar às nações aliadas, apoiando facções armadas e grupos terroristas. Isso colabora para a desconfiança existente, por parte da comunidade internacional e pela ONU, de que o país desenvolve armas de destruição em massa.

Sociedade e Meio Ambiente: A sociedade iraniana tem seus valores e costumes baseados, obrigatoriamente, no Islão. O governo é considerado, pelos próprios cidadãos, violador dos direitos humanos devido a restrições à liberdade de expressão, desigualdade de gênero e outros atos repressivos. O país tem uma grande importância geopolítica e energética na economia mundial em virtude de suas grandes reservas de combustíveis fósseis, sendo que possui a maior reserva de gás natural do mundo e a quarta de petróleo. Os recursos hídricos do país não são utilizados adequadamente, o que já ocasionou uma crise hídrica, além dos impactos climáticos que também afetam a nação.

Rio 92: Para a delegação, integrar meio ambiente e desenvolvimento são pré-requisitos para a proteção ambiental. Dá destaque para o crescimento dos países desenvolvidos que ocorre à custa da degradação ambiental e da pobreza de outras nações. Por isso, defende que paz e segurança são indispensáveis para a proteção ambiental. Classifica pontos cruciais para alcançar os objetivos da Conferência, como: considerar as responsabilidades proporcionais a cada país, baseando-se no princípio da equidade; evolução do direito internacional, incorporando a participação e os interesses do Sul global; considerar que os problemas ambientais dos países em desenvolvimento são frutos de sua pobreza e por isso requerem suporte internacional econômico e tecnológico; cooperação regional sob os recursos técnicos e financeiros para promover a causa; participação ativa dos cidadãos; mudança nos padrões de consumo e produção; ter em mente as diversidades sociais e econômicas dos países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s