MICRONÉSIA

Geral: Conhecida também como Federação dos Estados da Micronésia, é um país insular localizado na Oceania, formado por cerca de 600 ilhas. Seu governo é um congresso unicameral, onde se tem 14 membros eleitos por voto popular, não existindo partidos políticos organizados. Em 1986, assinaram um tratado de livre associação com os EUA, o qual tinha um papel de tutela em relação ao país, com ajuda financeira e proteção.

Sociedade e Meio Ambiente: O país sofre muito com problemas sociais, devido a sua economia pouco desenvolvida e poucos recursos naturais disponíveis no território. Por isso, enfrenta graves problemas como o analfabetismo e a baixa renda. No ano da Rio 92, o país representava o Fórum das Ilhas do Pacífico, que é uma organização intergovernamental para reforçar a cooperação dos países do Oceano Pacífico e representar seus interesses no âmbito internacional. Esse mesmo fórum reconheceu a importância da preservação ambiental da biodiversidade dos países ilhas.

Rio 92: A delegação afirma que os países do Fórum das Ilhas do Pacífico, muitas vezes não tem sua voz ouvida pelo fato de terem recursos humanos limitados e com baixo nível de desenvolvimento econômico, e assim, uma capacidade frágil de proteger o meio ambiente. Alega que os países do Fórum optaram por convenções não tão globais, mas sim por aquelas que prezam o esforço coletivo para alcançar melhorias reais na sua área de atuação. Ressalta a vulnerabilidade dos países ilhas aos distúrbios ambientais, que afetam diretamente a sua sobrevivência cultural, econômica e até física, que são causados pelo homem, tanto na escala local quanto global. A delegação afirma que os países ilha não criaram o problema que os ameaça e nem contribuem materialmente para o mesmo, além disso, a capacidade de resolução do mesmo está além do seu alcance. Os responsáveis devem sem aqueles que compraram seu próprio desenvolvimento com moeda poluída. Ainda afirma que espera que a ética ambiental despertada pela Rio 92 continue a respeito das atitudes de muitos países desenvolvidos, os quais tratam a região das ilhas do Pacífico como um grande vazio despovoado conveniente para o descarte de resíduos tóxicos, radioativos e prejudiciais a saúde ambiental e humana. Por fim, a delegação espera que a Rio 92 faça com que o mundo perceba a importância da região do Pacífico atual e para as gerações futuras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s