PAQUISTÃO

Geral: Localizado na Ásia, o país é uma ex-colônia britânica e obteve sua independência em 1947. O período que segue sua independência é caracterizado por momentos de ditadura militar, apesar de ser considerado um regime de república parlamentar federal, guiado pela charia islâmica. O país ainda passa por tensões e disputas territoriais sobre o território da Caxemira.

Paquistão, Sociedade e Meio Ambiente: O país enfrenta problemas sociais como a superpopulação, terrorismo, pobreza, analfabetismo e corrupção política. Apesar disso e dos conflitos externos e internos, o país tem mostrado níveis de crescimento econômico. Á época era o presidente do Grupo dos 77 (G77), uma coalizão das nações em desenvolvimento que busca promover os interesses econômicos coletivos e aumentar a capacidade de negociação dos membros.

Rio 92: A delegação a Rio 92 é um passo muito importante para buscar deter e reverter o declínio ambiental da Terra. Dessa forma, é preciso que se tenha um plano de ação baseado no pragmatismo, em objetivos realizáveis e no compromisso. Como presidente do G77, afirma que a causa fundamental da atual crise econômica e ambiental, deve ser vista como um reflexo da injusta ordem econômica mundial, que levou aos desequilíbrios entre o Norte e o Sul. Assim, questiona, como os países em desenvolvimento, que tem que se preocupar com seu cenário econômico tão injusto podem dar a devida atenção aos seus problemas do meio ambiente. Como maneira de solucionar parcialmente essa questão se busca uma distribuição mais equitativa dos recursos, no nível nacional e global. Porém, a busca pelo desenvolvimento sustentável não deve criar novas condicionalidades para os países em desenvolvimento, que devem ter o direito de escolher suas próprias estratégias de crescimento. A questão da pobreza deve ser de foco na resolução dos problemas, pois além de ser um risco ambiental básico, é uma mancha vergonhosa na consciência do mundo. Por isso, a delegação afirma que é necessária a ajuda internacional de forma a acelerar o desenvolvimento sustentável. A questão financeira demandada pelos países em desenvolvimento não deve ser vista apenas como uma preocupação monetária, mas como um direito instrumental que permita que os objetivos sejam alcançados buscando a preservação da integridade ambiental mundial. Por fim, além da questão da cooperação e eliminação de problemas sociais como importantes para a resolução do problema ambiental, ressalta ainda a importância da existência da consciência humana sobre a importância do meio ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s