SENEGAL

Bandeira do Senegal

Geral: Localizado na África Ocidental, o país teve sua independência da França em 1960. Apesar da reforma econômica adotada em 1994 ter elevado sua economia, o país ainda depende de doadores internacionais. É um dos países mais estáveis do continente africano, mas a qualidade de vida é baixa e aproximadamente metade de sua população vive abaixo da linha da pobreza.  

Sociedade e Meio Ambiente: A sociedade senegalesa é composta de diversos grupos étnicos e é, em sua maioria, islâmica. Senegal conta com uma variedade de estações climáticas e biodiversidade. Um fator que complica a situação do país é a adversidade climática, visto que só há três meses de chuva durante o ano. A questão hidráulica é fundamental, pois o setor mais importante das exportações senegalesas é a pesca.
Rio 92: A delegação expõe a destruição que a raça humana tem feito na atmosfera e a urgência de agir para mudar esse contexto. Alega que a pobreza, a destruição ambiental e a falta de desenvolvimento são aspectos do mesmo problema, dando o exemplo da desertificação, que afeta gravemente seu país e o continente africano no geral. Defende que Senegal está realizando novos esforços, apostando no desenvolvimento de energias limpas e renováveis, sobretudo a solar. Assim, apresenta a necessidade de se construir uma capacidade científica e tecnológica nos países do Sul global, repensando as relações dessa parte do mundo com o Norte, visto que uma mudança na questão ambiental não pode ser realizada sem uma mudança na questão da pobreza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s