A Rio 92

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o que foi a Rio 92. Na verdade, o nome Rio 92 nada mais é que um apelido carinhoso, dentre os vários (ECO 92, UNCED, Cúpula da Terra) para grande Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

A Rio 92 foi motivada e influenciada fortemente pela Estocolmo 72, a qual é vista um marco inicial das discussões ambientais, pois colocou no centro a ideia de que os problemas ambientais eram gerado pelo consumo e pelo crescimento insustentável realizado anteriormente pelos países desenvolvidos mas também passava a ser realizado pelos países em desenvolvimento.

Assim, a Rio 92 surgiu no cenário internacional com o objetivo de discutir os caminhos a serem traçados para se alcançar uma nova maneira de desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável. Apesar de parecer um caminho desejado por todos, havia uma tensão e divergentes pontos de vista entra os países do Norte e os países do Sul global, devido a seus diferentes níveis de desenvolvimento e responsabilidade sobre o problema ambiental.

Além disso, a Rio 92 também buscou soluções para uma maior proteção das florestas, a preservação da biodiversidade e a possibilidade de criação de uma organização internacional para o meio ambiente.

Com tudo isso e o tema do meio ambiente estando no hype da época, a Rio 92 é a maior conferência sobre o tema, uma vez que reuniu 172 governos, sendo entre estes 108 líderes das nações. Outro ponto que contribuiu para o grande impacto da Rio 92, foi a alta participação de representantes de ONG’s e a participação intensa da sociedade civil. E todos esses fatores levaram ao sucesso e reconhecimento da Rio 92, que vai ser reprisada, logo mais logo menos, por vocês delegadxs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s