Você sabia?

Hoje vamos trazer um assunto que foi muito comentado durante a semana: o Dia da Sobrecarga. Este dia, é o momento no qual se tem um déficit na balança ecológica do planeta, onde a velocidade do consumo da humanidade supera a oferta dos recursos naturais do planeta.

Calculado anualmente, o último ano em que a Terra não teve um déficit ecológico, ou seja, em que os recursos naturais suportaram o volume de consumo foi em 1969. Desde essa data, o dia limite tem tido uma duração cada vez menor, e neste ano o dia foi 29 de julho, demonstrando que apesar dos avisos de cientistas sobre o avanço e degradação climática, os padrões de consumo continuam a aumentar para além dos recursos.

Gráfico sobre o avanço do Dia da Sobrecarga anualmente. Fonte:GlobalFootprintNetwrok

O Dia da Sobrecarga está diretamente relacionado com a Pegada Ecológica, que é um indicador o qual mede a quantidade de terra biologicamente produtiva e de área aquática necessárias para produzir os recursos que um indivíduo e população utilizam e como isso afeta o planeta e seus recursos.

Se você quer saber qual é a sua pegada ecológica, o site Global Footprint Network possui o teste, é só clicar aqui , onde é só mudar o idioma para o Português no canto superior da tela. E ai, será se sua relação com o planeta é saudável? Quantas Terras seriam necessárias se todos vivessem igual você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s