QUESTÃO

“Há alguma questão ou moção?”

Essa é a pergunta que a mesa fará, às delegações, entre um discurso e outro. Nesse momento, as questões podem ser pedidas. A única questão que pode ser feita fora desse período, ou seja, interrompendo o discurso de outra delegação, é a de privilégio pessoal.

Questões de dúvida: são pedidas quando o(a) delegado(a) esta incerto(a) sobre as regras ou procedimentos da reunião. Ao pedir essa questão, a mesa diretora esclarecerá a dúvida do(a) respectivo(a) delegado(a).

Questões de ordem: são pedidas quando há um comportamento indevido por parte da mesa diretora ou de outra delegação, como por exemplo, quando os nomes da lista de oradores tenham sido colocados em ordem invertida (pois eventualmente a mesa pode se equivocar).

Questões de privilegio pessoal: para quando algum(a) delegado(a) se sentir pessoalmente ofendido(a) com o discurso de alguma outra delegação ou desconfortável fisicamente devido a outras causas (por exemplo: as janelas estão todas fechadas e está muito quente dentro da sala).

E aí, delegadxs, aprenderam o que são as questões? Qualquer dúvida, não hesitem em nos contatar! Bons estudos e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s