As ONGs no Rio-92

Oie, delegadxs!

Hoje será abordado os papéis das ONGs no Rio-92 para o nosso querido MINIONU!

No debate ambiental de 1972, as ONGs foram colocadas em um Miljöforum, em que elas participavam em uma subdivisão da conferência oficial, mesmo nessa posição conseguiram deslocar ações com o intuito de melhorar o debate oficial. Essa implementação das ONGs se constituiu a partir do direcionamento da Conferência de Estocolmo até o Rio-92, já que por meio da conscientização da sociedade civil, por exemplo, o encontro dos povos Xingu, que manifestaram movimentos a favor ao meio ambiente (OLIVEIRA, 2011).

 Diante desse fato, o segundo fórum ambientalista (Rio-92) obteve o Fórum Global de ONGs e movimentos sociais, em que houve um debate de propostas vinculadas as questões domésticas ambientais dos Estados que ali se mostravam presentes em um viés empresarial, indígena, religioso entre outros… Além disso, a introdução de músicas e outras formas artísticas proporcionaram uma melhor interação dos diferentes povos para que o debate fluísse (OLIVEIRA, 2011).

Nesse contexto, ONGs como PNUMA, órgão da ONU para a preservação do meio ambiente, Greenpeace, agência não governamental com fundo para o meio ambiente, WWF, agência não governamental que procura arrumar deformações feitas pela atuação do ser humano já encontradas no meio ambiente e manter a preservação, CEPAL, comissão econômica para uma melhor cooperação entre a América Latina e o Caribe, FAO, relacionando a agricultura, entre outras, fizeram com que o diálogo fosse mais positivo.

Referência Bibliográfica:

OLIVEIRA, Leandro Dias de. A Geopolítica do desenvolvimento sustentável: Um estudo sobre a Conferência do Rio de Janeiro (Rio-92). São Paulo: Biblioteca “Conrado Pashoale” do Instituto de Geociência UNICAMP, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s