DOCUMENTO DE POSIÇÃO OFICIAL (DPO)

Eai bonites, tudo show?

No post de hoje vamos falar de algo muito importante para os debates, o famoso DPO, ocês sabem o que é um DPO?

Fiquem tranquilos e segue o fio da explicação….

O DPO é simples e puramente um resumo pequeno e direto sobre a posição que o país sua delegação adota referente a uma questão. Ele é escrito do ponto de vista de seu país, então, um item importante é evitar o uso de pronomes pessoais (como eu, nós). Além disso o DPO é um documento com caráter formal e sua escrita, preferencialmente deve ser assim também. Vocês podem e devem usar referências bibliográficas confiáveis (cuidado com as fake News). O tamanho do DPO é de geralmente uma página, mas se você escrever mais ou menos que isso, ta tudo bem também.

Agora que vocês já tão manjando tudo das definições segue um tutorial de como ele pode ser feito:

Antes de começar a fazer seu lindo DPO, a principal dica é PESQUISE, comece por pesquisas mais rasas pra saber noções mais gerais do país aqui vale o wikipédia, mas nesse ponto o Guia de Estudos do comitê e o dossiê da sua delegação são de extrema importância. Vão em frente e pesquisem muitooo.

1)Depois disso, deve ser elaborado um cabeçalho, com o nome do delegado/a, do país/ONG, da escola e o brasão/bandeira/ícone do seu país ou organização internacional.

2) Logo em seguida, a primeira parte do seu DPO deve descrever o tema a ser debatido de maneira geral, com informações sobre o problema a ser discutido, sempre lembrando de colocar esses pontos sobre a visão do país que vocês estão representando.

3)Em segundo lugar, é interessante ter uma perspectiva histórica do seu país com o tema da reunião, mas não coloquem opiniões ou conclusões (isso é importante pois o nosso comitê, por ser histórico, tem conclusões elaboradas, evitem elas!). O principal objetivo aqui é discutir a relação do tema com o seu país.

4) Na terceira parte do DPO você traz a discussão de como o seu país pensa e vê aquele problema, nessa etapa é interessante trazer um possível plano de ação com metas propostas pelo seu país e buscar explicar porque o caminho apresentado é benéfico para outros países também.

5) Seu DPO está pronto, no dia da RIO 92, uma cópia desse documento deve ser entregue a mesa diretora pois as diretoras e os/as delegados/as podem conferir os DPOs a qualquer momento do debate.

6) É interessante levar uma cópia do seu DPO com você, ele pode ser muito útil para reafirmar a posição do seu país.

7) E por último, relaxe! O DPO não precisa ser perfeito, de maneira alguma, ele na realidade é um apoio para dar uma ideia bem clara da posição que a delegação vai defender durante o debate, e toda a formulação dele ajuda vocês a estarem mais que preparados pro dia do debate.

Qualquer dúvida que vocês tiverem entre em contato com a nossa equipe, estamos a disposição para ajudar vocês!!!

Até a próxima sessão, delegades!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s