Desmatamento na Amazônia

Olá, delegadxs! Vamos continuar nossa sequência de posts com um tema ambiental da atualidade. Queremos que vocês reflitam sobre esse assunto e se posicionem de forma crítica no momento que lerem esse post com perguntas como: “Se os países levassem os problemas climáticos mais a sério, estaríamos passando por tais dificuldades?”; “Se ações mais efetivas fossem abordadas no Rio 92 ou se os países realmente se responsabilizassem em cumprir a Agenda 21, estaríamos com tantos problemas ambientais?”.

Caso e desenvolvimento dos problemas na Amazônia:

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostrou que houve um aumento do desmatamento da Amazônia em 83%, em que 68 incêndios foram feitos em áreas habitadas por indígenas. O desmatamento pode ocasionar o aumento do aquecimento global pela emissão de CO2 na atmosfera, destruir o habitat de animais que correm risco de extinção, além da fumaça gerar male feitos ao corpo do ser humano. Essa situação trouxe uma repercussão internacional   e uma visão negativa em relação as políticas ambientais brasileiras.

Diante dessa situação, a Noruega e a Alemanha que, respectivamente, ajudavam no fundo em 93,8% e 5,7%, decidiram parar de mandar dinheiro para o Fundo Amazônia que irá vetar projetos para o proteção da floresta e biodiversidade da área. Além disso, a Finlândia abordou que gostaria que a União Europeia parasse de comprar carne brasileira para mostrar sua insatisfação com o desmatamento da Amazônia e o aumento do agronegócio sem reflexão ecológica.

Nesse contexto, foi estabelecido uma convocação do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo, para discutir a situação da floresta com mais biodiversidade no globo, já que anteriormente a convocação estavam acontecendo muitos atritos entre o Brasil e outros países e ainda foi pontuado que mediante a pauta poderia ocorrer uma internacionalização da Amazônia. Nessa conferência foi estabelecida uma ajuda monetária, além de fermentas para o controle das queimadas, que procuravam amenizar os problemas na floresta.

Referências:

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/21/politica/1566407148_180887.html

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/15/fechamento-de-comite-impede-repasse-de-r-1326-milhoes-ao-fundo-amazonia-diz-ministro-noruegues-a-jornal.ghtml

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/31/opinion/1567208984_796341.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s